Como começar a correr

Começar a realizar qualquer esporte não é uma tarefa muito fácil. Qualquer coisa que nos tire da nossa zona de conforto não é prazerosa no início e requer muita disciplina e persistência nas primeiras semanas.

Vemos muitos post nas redes sociais de pessoas que começaram a correr e estão correndo até hoje, entretanto, chegar nesse nível não é fácil. Cada indivíduo reage de uma forma diferente a determinados estímulos. O que pode ser fácil para alguns é extremamente difícil para outros. Essas pessoas podem ser a fonte de inspiração diária que está faltando.

Visando facilitar o processo de iniciar na corrida, a BBC disponibilizou algumas dicas na seção Get Inspired que irá motivar você a começar a correr.

Fiz aqui uma tradução com algumas adaptações para a nossa realidade e listei abaixo:

 

Por onde Começar? 

  • Procure por sites, vídeos ou clubes de corridas na sua região que forneçam dicas de treinamentos, educativos e outras coisas relacionadas à corrida.
  • Você também pode procurar por assessorias de corridas, associações de corredores ou projetos sociais de incentivo ao esporte. Existem opções para todos os tipos de público.
  • Existem alguns treinamentos on-line, que podem auxiliar.
  • Se você estiver sem fazer atividade física, recomendo começar bem devagar, afinal de contas, o objetivo do esporte é qualidade de vida. É necessário respeitar os limites do corpo.

 

O que esperar quando eu começar a correr? 

  • Correr ajuda a eliminar os hormônios do stress, melhora o humor e deixa você em forma, com o corpo mais sarado que de costume;
  • Queima mais calorias que muitas atividades. Você pode correr um pouco sempre que tiver um tempo na sua agenda;
  • Seguir um plano de treino, por mais simples que seja, irá melhorar o seu ritmo de corrida e a distância que você consegue correr gradativamente;
  • Se você não se sente confortável correndo só, uma companhia pode ser a motivação que está faltando.

 

Não desista nas primeiras semanas, o seu corpo ficará dolorido, o cansaço e a preguiça vão querer te consumir por dentro. Quando estiver assim, faça umas caminhadas ou diminua o ritmo, isso irá auxiliar na recuperação do corpo.

Não se preocupe com velocidade ou distância, o mais importante é correr e se sentir bem no final. A superação é gradativa e diária. Tem dias que a corrida é ótima e tem dias que a corrida não é muito boa. O treino ruim é o treino não realizado.

Sempre que puder procure um educador físico ou um grupo de corrida. Essa atitude te ajudará a correr de forma correta e os riscos de lesão serão diminuídos.

Então…. vamos lá!

Boa corrida.

 

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