Os 5 erros mais comuns de quem esta iniciando uma atividade física.

Hoje vou falar um pouco sobre alguns erros que as pessoas costumam cometer ao iniciar uma atividade física. Alguns desses erros podem implicar em prejuízos financeiros ou diminuição da qualidade de vida.

 

1. Sair comprando equipamentos caros para começar a treinar

Esse é um dos erros mais comuns. Quando decidimos iniciar um esporte, saímos comprando uma bicicleta cara, um tênis de última geração que o atleta fulano de tal usa, uma esteira que aguenta até uma velocidade X e por aí vai….

Muitas pessoas acabam desistindo nos primeiros meses e aquele equipamento caro vai começando a ocupar espaço desnecessário em casa.

Antes de iniciar no esporte, trace um objetivo. Compre um tênis confortável e que satisfaça a sua necessidade.

No caso do ciclismo e outros esportes mais caros, faça uns testes com o equipamento de um amigo ou alugue até ter certeza de que você irá engajar na atividade proposta.

2. Assinar planos semestrais e anuais

As pessoas costumam assinar planos anuais e semestrais em academias e assessorias como uma forma de incentivo à prática da atividade física.

O grande problema é que por algum motivo acabam deixando a atividade de lado e ficam com o prejuízo de ter que pagar multas e outras taxas de cancelamento.

O ideal é fazer planos mensais ou trimestrais nos primeiros meses. Apesar de ser mais caro, você terá menos problemas nos casos de desistência.

3. O meu desempenho de hoje tem que ser melhor que o desempenho do dia anterior.

Costumo dizer que esse pensamento é a causa da maioria das lesões nas pessoas.

Ontem eu corri 5km em 35 minutos. Hoje preciso fazer em 30 minutos. Semana passada levantei 15kg no supino, essa semana vou levantar 20kg. O lance da superação pessoal é muito lindo, mas precisamos fazer isso da maneira certa.

Esse tipo de problema ocorre muito com pessoas que treinam sozinhas, ou seja, sem orientação. Eu já costumava treinar sozinho e pensava exatamente assim. Isso me rendeu algumas lesões de joelho, umas bursites e muita fisioterapia.

O nosso corpo precisa de um período de adaptação. Uma simples mudança de série na academia ou uma corrida em trilha já é suficiente para deixar o nosso corpo dolorido.

A ideia é começar aos poucos, sem muita sede ao pote e procurar alguém que passe um treino adequado para você. Existem alguns programas de treinamento on-line a preços acessíveis. Assessorias esportivas, associações e grupos ajudam muito.

4. Ânsia por resultados imediatos

Já estou treinando a duas semanas e ainda não tive o resultado esperado.
Não se preocupe…. os resultados virão se houver paciência e persistência.

Costumo comparar o processo de resultado a um download de um aplicativo em uma conexão extremamente lenta.

Os resultados vêm à conta gotas, literalmente. Infelizmente é preciso ter paciência e disciplina.

5. A atividade física por si só vai garantir os resultados esperados.

Comer de forma saudável e dormir bem irão, definitivamente ajudar a alcançar os seus objetivos.

A atividade física sozinha não garantirá aquele corpo desejado ou a diminuição das taxas de stress, colesterol e açúcar no sangue se não houver mudanças na alimentação e no sono.

É recomendável buscar um nutricionista ou um endocrinologista para auxiliar nessa questão. O profissional vai te orientar na questão da alimentação e você vai poder continuar a beber aquela cervejinha no final de semana, de forma moderada, é claro.

O SESC possui serviço de nutricionista para a comunidade. Eu costumava fazer acompanhamento com eles a uns anos atrás e não pagava nada por isso. Vale a pena dar uma pesquisada se na sua cidade existe algum serviço parecido.

O SESC possui várias modalidades esportivas a preços populares, vale a pena dar uma conferida. Iniciei a minha vida no esporte por lá. Gostava muito! Foi uma época legal da minha vida.

 

Esse blog dá umas dicas interessantes sobre a necessidade de realização de exames médicos e fortalecimento muscular:  10 Erros mais comuns em iniciantes de corrida

 

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