Esporte na gravidez: dicas e cuidados necessários

Relacionei aqui alguns links com bastante informação sobre o tema.

O site da BBC Brasil  possui um excelente artigo sobre mulheres que competem grávidas.

Em 2016, o Comitê Olímpico Internacional desenvolveu um relatório dizendo que há menos riscos para atletas que competem grávidas do que se pensava anteriormente.
O artigo também cita alguns exemplos de atletas grávidas que ganharam competições, além de algumas informações sobre o excesso de esporte associado à capacidade reprodutiva da mulher.
Antigamente os estudiosos pensavam que o esforço de uma atividade física poderia concorrer com a necessidade do feto em adquirir nutrientes da mãe. Mais tarde comprovou-se que mulheres grávidas que praticam esporte tem uma capacidade maior em absorver oxigênio, assim como, a capacidade cardiovascular mais desenvolvida.
O texto também lista algumas recomendações e vantagens da prática de exercícios físicos durante a gravidez, dentre elas, a redução do risco de diabetes.
Vale muito a pena ler o texto da BBC.

 

Outro site interessante sobre o assunto é o Bebe.com.br , que lista 10 atividades físicas para fazer durante a gravidez.
Segundo o site, atividades físicas na gestação promovem maior disposição e previnem doenças como diabetes gestacional, inchaços e hipertensão arterial sem contar a melhora na recuperação pós parto.
O acompanhamento médico é imprescindível, pois existem situações onde a atividade física na gestação deve ser interrompida.

Dentre as atividades listadas estão:
1. Musculação
2. Pilates
3. Natação
4. Alongamento
5. Exercícios cardiovasculares
6. Hidroginástica
7. Ioga
8. Ginastica localizada
9. Dança
10. Tai chi chuan

 

No site da Ativo.com, a matéria aborda a necessidade de cuidados especiais ao fazer atividades físicas no primeiro trimestre da gravidez.

Esses três sites oferecem informações interessantes para quem está esperando um bebê e pretende fazer um pré-natal com qualidade de vida, sem deixar a saúde e o esporte de lado.

O importante é estar sempre acompanhada de um médico para que esse período de gestação e esporte ocorra da melhor forma possível.

 



Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *