Triathlon: Conheça os tipos e distâncias existentes

Muita gente se interessa pelo triathlon. É um esporte que está cada dia mais popular, mas você conhece as modalidades de triathlon existentes?

Histórico

Diferentemente do que se pensa, o Triathlon não surgiu no Havaí, apareceu em San Diego na década de 1970 em um clube de atletismo. Até 1982, a modalidade passou por alguns ajustes até chegar na sua forma Olímpica ou (Standard).

O Triathlon só passou a ser uma modalidade Olímpica nas Olimpíadas de Sydney em 2000.

 

Modalidades ou formatos

Sprint: 750 metros de natação / 20km de ciclismo / 5km de corrida

Olímpico ou Standard: 1500 metros de natação / 40km de ciclismo / 10km de corrida

Meio Ironman ou Half: 1900 metros de natação / 90km de ciclismo / 21km de corrida

Ironman ou Full Distance: 3800 metros de natação / 180km de ciclismo / 42km de corrida

Ultraman: 10km de natação / 421km de ciclismo / 84km de corrida

 

Para quem quer começar no triathlon, recomenda-se iniciar pelo Sprint e ir aumentando as distâncias gradativamente. Conheço alguns colegas que já partiram direto para o Ironman, mas são poucos.

Vale ressaltar que o Ironman sim surgiu no Havaí no final da década de 1970, quando um grupo de amigos se juntaram para ver quem era o mais bem preparado fisicamente. Mal sabiam eles que essa brincadeira entraria para a história do Triathlon internacional.

Na própria modalidade do ironman e do meio ironman, existem uma série de organizadores, dentre eles a própria marca Ironman, o Challenge, dentre outros. Aqui no Brasil, existem outras organizadoras além do Ironman Brasil.

A MKS, em Brasília, organiza o Triathlon Endurance(Meio Ironman), além das distâncias Sprint e Olímpico. O Capixaba de Ferro que ocorrem em Guaraparí no Espírito Santo,  está crescendo bastante devido a qualidade do evento e oferecem competições com as distâncias Half e Full.

A UB515 oferece a distância do Ultraman aqui no Brasil e em outros países.

Além das modalidades acima, existe o XTerra que é uma franquia internacional responsável por organizar vários eventos, dentre eles, o triathlon no estilo off-road. Eles oferecem corrida em trilha, corrida kids, travessias aquáticas e o triathlon Sprint, com muitas trilhas e trechos técnicos a serem superados. Em 2018 eles iniciaram a modalidade de aquathlon (natação e corrida) em algumas regiões. Fiz o aquathlon de Mangariba, no Rio de Janeiro, e curti demais a prova.

Outra franquia interessante é o GP Extreme, organizado pela SB5 eventos que oferece uma distância um pouco diferente das convencionais. Eles chamam de Endurance as distâncias de 1000 metros de natação / 100km de ciclismo / 10km de corrida.

 

No Brasil

O Triathlon surgiu no Brasil em 1981 e a primeira competição oficial apareceu em meados de 1983 no Rio de Janeiro.

A Confederação Brasileira de Triathlon só aparecei em 1991, por meio das Federações de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

 

A ITU – International Triathlon Union

Surgiu em 1989 na França e administra o triathlon a nível internacional.

 

O Triathlon é sem dúvidas um dos esportes mais desafiadores. Talvez isso desperte a curiosidade e o senso de auto superação que motiva as pessoas a se interessarem pelo esporte.

E aí…. vamos?

 

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Triatlo

http://www.cbtri.org.br/triathlon.asp

https://mude.vc/modalidades-de-triatlo

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *