Quantas horas de sono atletas precisam dormir ?

Um dos maiores dilemas dos atletas e praticantes de atividades físicas ou não está relacionada às horas de sono necessárias para garantir um descanso adequado.

Andei pesquisando alguns sites sobre o tema:

1. Site da BBC Brasil

Apesar de ser um artigo de 2015, as informações são bem precisas sobre a quantidade de sono que as pessoas devem ter por noite. Muitos sabem da importância do sono, mas poucos de dispõem a dormir a quantidade necessária.

As recomendações de horas de sono está separada por faixa etária, que vai desde recém-nascidos até idosos.

Recomenda-se que adultos durmam entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam.

Dentre as dicas para ter um sono saudável estão:

  • Manter um horário para dormir, mesmo nos finais de semana;
  • Ter uma rotina para dormir relaxado;
  • Exercitar-se diariamente;
  • Garantir condições de temperatura, ruído e luz;
  • Dormir com colchão e travesseiros adequados;
  • Ter cuidado com a ingestão de álcool e cafeína;
  • Desligar aparelhos eletrônicos antes de dormir;

 

2. O Blog da Freeletics  ressalta a importância do sono profundo na queima de gordura e construção muscular, enquanto o sono REM auxilia nos aspectos da mente. Quando dormimos, passamos por vários estágios de sono, cada um com uma propriedade e função específica. Nestes estágios ocorre a liberação de hormônios. O corpo fica em um estado de sensibilidade que merece proteção e apoio. O corpo necessita cumprir o mínimo necessário de cada estágio para se recuperar para o próximo dia, por isso, a necessidade de uma quantidade mínima de sono por noite.

O artigo também ressalta que excesso de sono também pode ser prejudicial, pois a liberação constante de melatonina, pode acarretar problemas cardiovasculares a longo prazo, sensação de cansaço e sonolência.

Diferentemente do site da BBC, a Freeletics diz que a quantidade de sono varia de pessoa para pessoa, e isso depende da rotina e qualidade do sono de cada um, entretanto, por razões mencionadas, cada um deve dormir entre 6 e 9 horas por dia para que os ciclos de estagio do sono se concretizem corretamente.

É claro que nem todo mundo consegue manter uma rotina de sono por noite. O nosso corpo consegue compensar pequenas alterações de sono, o problema são as alterações maiores por um período extendido de tempo.

 

3. O site da Ativo Compara a necessidade de descanso como a bateria de um celular, ao acordarmos, já começamos a gastar a energia acumulada durante o sono. Quando chega no meio do dia, alguns indivíduos necessitam dormir entre 60 e 90 minutos para que ocorra uma renovação.  Além da fragmentação do sono como benefício, a postura e colchões adequados influenciam significativamente para a qualidade do sono em atletas. Outro fator importante é desconectar-se dos aparelhos eletrônicos algumas horas antes de dormir.

Gostei muito das dicas, principalmente de desligar o celular algumas horas antes de dormir.

A parte da fragmentação do sono para mim é vida! Dependendo do longão de final de semana, preciso de uma tarde quase inteira para me recuperar. Quando isso não ocorre, sinto a musculatura pedindo ajuda no outro dia.

 

 




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