O que é BikeFit?

Bikefit é o termo que usamos para regular a bicicleta de acordo com o tamanho e medidas do ciclista.

Esse tipo de customização, e acordo com o site ciadopedal, pode ser mais vantajoso do que substituir o quadro por outro mais leve ou mudar a relação.

O bikefit também ajuda a determinar a posição ideal do ciclista em cada tipo de bicicleta diminuindo a ocorrência de lesões e incômodos decorrentes do esporte. Também auxilia na aerodinâmica, rendimento, aumento de potência e redução de desgaste físico em atletas.

Apesar de oferecer uma série de benefícios, o bikefit não é obrigatório para iniciar no esporte ou pedalar eventualmente. Muitas pessoas conseguem ajustar a bicicleta sem a necessidade de um ajuste profissional, entretanto, se você busca realizar treinos mais intensos e buscar performance,o bikefit será de grande ajuda.

Related image

De acordo com o site pedal.com.br,existem três tipos de bikefit:

  • BikefitVirtual ou medidas de fórmulas:  Para a realização de um bikefit, a metodologia se utiliza de medidas corporais do ciclista que são introduzidas em fórmulas matemáticas. Os resultados são recomendações das posições e tamanhos dos componentes da bike como canote, mesa e guidão. É mais barato e requer menos experiência.
  • Escaneamento a Laser:  Similar à metodologia anterior, entretanto, utiliza-se de um escaneamento a laser ao invés de ferramentas manuais. Este método é menos propenso à erros e pode ser mais precisa do que as medidas manuais. Precisa de um equipamento mais caro.
  • Fit Dinâmico: Usa métodos baseado em medidas e análises físicas levando em conta a posição do ciclista na bicicleta. Este é a forma mais precisa dentre os métodos existentes. Costuma ser mais demorado. O sistema mais famoso aqui no Brasil é o Retul.
  • Análise demovimento: São divididos em 2D e 3D. São os sistemas mais modernos. Captura o movimento do ciclista na bicicleta. Este é o mais caro dentre eles pois exige equipamento especializado.

Também se faz necessário verificar a posição dos tacos na sapatilha. Ajuda a evitar dores e dormência nos pés durante a pedalada. O Selim também merece destaque no processo de bikefit.

O site biclycling.com.br, listou 5 dicas para verificar se você está confortável na sua bike:

  1. Olhar na direção correta ajuda a manter uma postura adequada na bike;
  2. A coluna deve estar sempre em uma posiçãoneutra. Evitar pedalar com a coluna arqueada ou arredondada por muito tempo;
  3. Verificar o ângulo do quadril. Buscar pedalardentro da amplitude de movimento do corpo;
  4. Verificar a pedaga do guidão. Manter uma pegada firme,porém leve;
  5. Verificar a altura do selim. O ciclista não poderebolar enquanto pedala.

Pode-se concluir que um bikefit, embora não seja essencial para pedalar,  ajuda a manter a qualidade da pedalada e ajuda o ciclista evitando o aparecimento de lesões, aumentando o desempenho.

Related image

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *