Como praticar esportes com segurança

Hoje em dia, o alto índice de assaltos, furtos e riscos de acidentes tem aumentado significativamente nas estradas e trilhas. Treinar sozinho tem se tornado uma opção cada dia mais arriscada.

Algumas empresas tem investido em tecnologia de rastreamento com geolocalização para dar mais segurança aos atletas.

O Strava é uma rede social de esporte muito utilizada entre ciclistas e corredores. Por meio dele, é possível postar treinos, compartilhar informações e encontrar amigos. Você encontra o aplicativo tanto para Android como para IOS(IPhone).

O Strava, na sua versão paga ou premium, possui uma funcionalidade chamada Beacon Summit onde é possível habilitar o aplicativo e selecionar até três contatos para receber a sua localização em tempo real durante uma atividade física.  A versão premium do Strava custa a partir de R$5,90 por mês. Segue abaixo um vídeo sobre o beacon que peguei no youtube:

Também achei no blog do Strava o passo a passo para ativar o beacon no aplicativo. Está em português:

Como usar e ativar o Strava Beacon Summit

Para quem usa os relógios com GPS da Garmin, existe a opção de habilitar a funcionalidade chamada Garmin Live Track, que também permite que pessoas de confiança possam acompanhar em tempo real a sua atividade física em lugares onde haja algum risco ao atleta.

O link abaixo ensina a compartilhar as informações do Live Track:

Como habilitar o Live Track (Garmin Português)

Existem os corredores e ciclistas que não usam relógio da Garmin, por serem bastante visados por assaltantes em determinadas regiões e não estão dispostos a pagar pela versão premium do Strava.  Para esses atletas, podemos enviar uma localização em tempo real pelo WhatsApp. Isso mesmo, pelo WhatsApp.

Segue o passo-a-passo para ativação:

1. Selecione compartilhar e vá em “Localização“;

2. Na próxima tela, selecione localização em tempo real:

3. Selecione a quantidade de tempo que o compartilhamento deverá ficar ativo

4. Clique em enviar.

Dessa forma, a pessoa receberá um link e poderá acompanhar em tempo real os lugares pelos quais você está passando. No caso do WhatsApp, é essa funcionalidade pode ser utilizada em outras ocasiões além da atividade física.

Vale ressaltar que em lugares ermos onde a rede de dados celular não pega, estas funcionalidades ficam comprometidas de certa forma. É sempre importante avisar familiares sobre o local de treino, passar se possível um mapa da região e procurar não ir treinar sozinho em lugares de risco.  Busque estar sempre acompanhado por um grupo ou por algum colega com experiência na região.

Dessa forma os riscos serão menores e as chances de ocorrer algum imprevisto tendem a diminuir drasticamente.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *